Bruxelas

Bonjour, ça va?

Um dos posts mais pedidos desde que iniciei a contar a minha aventura de erasmus foi Bruxelas. Mas Miguel tu não foste de erasmus para Itália? A resposta é sim, mas porque não aproveitar todos os voos baratos que ligam Pisa a outras cidades europeias? Foi o que fiz durante um fim de semana bem passado na capital das waffles.

DIA 1

P1140898.JPG

Cathédrale  des Saints Michel et Gudule

Aterrei bem cedo na capital belga e com os meus amigos tugas decidimos explorar um pouco da cidade, que tem tanto de antigo como de moderno e de belo. Não estava muito frio pelo sol que se fazia sentir, apesar de estarmos em novembro. Passamos por diversos edifícios mas a Cathédrale des Saints Michel et Gudule foi a que nos chamou mais à atenção, devido aos seus detalhes arquitetónicos e a imensidão do seu interior que nos deslumbrou a todos. Aconselho muito a visitar esta catedral do século XVI, onde se realizam os batizados, os casamentos e os funerais reais. Os vitrais são de uma beleza extraordinária!!

Interior da catedral

Após a nossa reflexão religiosa fomos em direção às famosas Galeries Royales Saint-Hubert, inauguradas em 1847, onde visitámos as lojas típicas, que parecem sair daqueles postais de natal, onde se veem as lojas artesanais, principalmente porque já estavam enfeitadas para a época natalícia e porque são mesmo bonitas, que de certeza ficavam com pena de ir embora tal como eu fiquei. Além do famoso e variado chocolate, provei também os macarons, que ainda hoje lembro o sabor com muito carinho.

P1140910.JPG

Galeries Royales Hubert

Depois de degustar todas estas maravilhas, fomos em direção à câmara municipal, que se situa na Grand-Place, considerada património mundial pela UNESCO desde 1998 pelas suas características arquitetónicas e importância histórica. Em todos os edifícios era possível ver o brilhante do ouro que reluzia com aquele sol de inverno.

IMG_20171117_154510

Grand-Place

Depois de termos espreitado o interior do Hard Rock Café decidimos ver o tão famoso Manneken Pis, que é uma estátua em bronze do século XVII, de um menino a urinar para a fonte. É mais pequeno do que as fotos que eu tinha visto, mas engraçado na mesma (especialmente as reações dos asiáticos ao verem a estátua a fazer xixi hehehe).

Manneken Pis

Ao anoitecer ainda passámos pelo Palais Royal de Bruxelles, inaugurado em 1934, mas não vimos a família real, infelizmente. Depois disso estivemos às voltas à procura de um restaurante português para jantar porque já estávamos com saudades de um bom bitoque. Acabámos por encontrar um perto do lugar onde ficámos alojados, o Cantinho da Cidade e foi excelente tanto pelo atendimento como pela comida.

P1140995

Palais Royal de Bruxelles

DIA 2

P1140952

Waffle com chocolate e cacau quente na Waffle Factory

Começamos a manhã no Waffles Factory, perto do Manneken Pis, para provar as famosas waffles com chocolate belga, acompanhado por cacau quente. Estava delicioso e foi ótimo para enfrentar o frio matinal que se fazia sentir.

P1140951

Jeanneke Pis

Depois de termos tomado o pequeno almoço decidimos ver a Jeanneke Pis, que é versão feminina do Manneken Pis, mas não tão famosa por ser mais recente, de 1985. Mesmo assim tem também muita piada.

P1140954

P1140987

Arte urbana alusiva à banda desenhada Tintin, que é de origem belga

Passámos também por alguns jardins que ficavam no caminho em direção ao Museu Magritte, onde passámos a manhã. O museu é lindíssimo e é composto por secções, dependendo do tipo de arte que albergam. Uma das coisas que me surpreendeu foi o elevador devido ao seu interior.

Museu Magritte

Na parte da tarde passámos pelo Parc du Cinquantenaire quando íamos em direção às Arcades du Cinquantenaire. O parque e o arco foram construídos em 1880 e 1905 respectivamente, para celebrar os 50 anos da independência da Bélgica. Foi tão bom brincar com as folhas caídas das árvores tal como fazia na infância.

IMG_20171121_010205_583

P1150022

Arcades du Cinquantenaire

Quando acabámos de ver o arco, fomos ao Fritland provar a famosa batata frita belga, que traz centenas de pessoas ao centro da capital. É mesmo uma delícia!!

IMG_20171118_151509

Patatine fritte

Acabámos o nosso percurso a ver o Atomium iluminado na noite! Para quem não sabe foi construído em 1958 para a Expo58 e representa cristal elementar de ferro ampliado 165 milhões de vezes. Foi uma pena não podermos visitá-lo porque estava fechado e pensávamos que também estava aberto durante a noite. Ficará para a próxima vez que visitar Bruxelas.

Atomium

Como ainda nos sobrou algum tempo decidimos voltar ao centro para provar um pouco da cerveja belga. Fomos até ao Delirium Café que é conhecido por ter a maior variedade de cerveja do mundo!

Interior do Delirium Café e cerveja consumida no espaço

Espero que tenham gostado!!

Au revoir!!

Deixe um comentário